Ao iniciar o aprendizado de qualquer instrumento musical, como por exemplo o violão, é muito importante você ficar atento para alguns sinais ou sintomas de dores musculares que podem ocorrer durante este processo de aprendizagem.
Como foi falado em outro artigo, você deve ter atenção na sua postura e tensão muscular, porque isso pode lhe prejudicar caso esteja fazendo de forma errada.
Continue lendo para aprender algumas dicas sobre relaxamento muscular e exercícios preventivos que evitam o desenvolvimento de problemas musculares.
As Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R) são mais uma manifestação clínica do que “uma doença” na sua acepção tradicional.
Os motivos principais do aparecimento das lesões são posturas inadequadas e excesso de movimentos repetitivos.
A L.E.R. ocorre comumente em pessoas que desenvolvem trabalhos repetitivos manuais, esportes, e/ou com o maquinário de trabalho, como é o caso de digitadores (bancários, profissionais da informática, contadores, datilógrafos, etc.), músicos (violonistas, guitarristas, pianistas, etc.).
A fisioterapia preventiva e curativa nestes casos é uma das melhores possibilidades de tratamento para as lesões não atingirem um grau irreversível.
Eis então, alguns exercícios de extrema importância para a prevenção da L. E. R:
Mãos: abra e feche as palmas das mãos várias vezes para fortalecer os dedos, ou providencie acessórios ergonômicos, como bolinhas de borracha para apertar.
Braços: (deve ser feito em pé) estenda um dos braços esticado lateralmente na linha dos ombros, sustente-o por 15 segundos, em seguida eleve-o um pouco mais, de forma a ficar em posição diagonal com a coluna.
Espere por mais 15 segundos. Depois, eleve-o de forma a ficar em linha reta com a coluna. Espere mais um pouco, e em seguida, solte-o devagar e ainda esticado até encostar ao longo da lateral do corpo.
Repita o exercício com o outro braço. Pode ser feito com os dois braços simultaneamente.
Antebraço: estenda o braço à frente do corpo na linha do ombro, vire a palma da mão para cima com os dedos juntos.
Com o outro braço, puxe os dedos do braço estendido para baixo de forma que a palma da mão fique direcionada para frente.
Mantenha esta posição por 15 segundos. Repita com o outro braço.
Pescoço: faça movimentos giratórios com a cabeça para os dois lados. Deite-a em direção ao ombro direito e, em seguida, para o esquerdo.
Depois, leve o queixo para o peito e a nuca para as costas.
Costas: Sentado em uma cadeira, desloque lentamente o tronco para um lado, volte e repita para o outro lado.
Para terminar, incline o tronco para frente, devagar, encostando o peito nas coxas e as mãos no chão. Não tire o quadril do assento em nenhum movimento.
Neste artigo você aprendeu 5 exercícios para evitar as dores musculares em algumas partes do nosso corpo:
- Mãos;
- Braços;
- Antebraço;
- Pescoço;
- Costas.
Nos seus estudos, você já sentiu algum desconforto ou dor muscular? Qual sua opinião sobre estes problemas que podem ocorrer durante seus estudos de violão? Você costuma realizar algum exercício preventivo a fim de evitar algum problema muscular? Você tem observado como está sua postura ao estudar violão? Tem alguma dica de outro exercício interessante que ajuda a evitar problemas nas mãos, braços, coluna e ombro? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!
[contact-form-7 id=”167″ title=”Formulário de contato 1″]
(Visited 1.223 times, 1 visits today)
There are no comments yet, add one below.