Já aconteceu de você estar tocando seu violão e de repente a corda arrebenta? Caso você já domine o violão minimamente e já toque algumas músicas, muito provavelmente é bem possível que isso já tenha acontecido com você, não é mesmo?
Quando isso acontece, nos vemos obrigado a trocar as cordas do violão e muitas vezes essa é a primeira experiência na troca das cordas, ou seja, não será uma tarefa nada fácil.
A verdade é que são vários os motivos que nos levam a trocar as cordas do violão, pode ser quando elas arrebentam repentinamente, ou por não estarem mais afinando como quando estavam novas, pois cordas velhas vão perdendo a capacidade de afinação.
Não se preocupe! No início pode ser mesmo um pouco complicado e sem jeito, mas com a prática tudo vai se tornando fácil e simples!
Continue lendo e aprenda como trocar de maneira fácil e simples as 6 (seis) cordas do violão.
Passo 1 – Soltando a corda da tarraxa
As tarraxas estão localizadas na mão do violão conforme imagem abaixo.
Comece a desenrolar uma corda de cada vez, girando a tarraxa de modo que a corda vai ficando folgada. Caso a corda fique mais tensionada, você está girando para o lado errado!
Você pode iniciar da corda Mi (aguda – 1ª corda) ou da corda Mi (grave – 6ª corda). A ordem é indiferente, mas é bom prestar atenção em como as cordas estão enroladas, porque depois precisará enrolá-las da mesma forma, tudo bem?
Veja como desenrolar a corda da tarraxa no vídeo abaixo
Outro ponto a ser observado é que as tarraxas superiores correspondem às cordas: Mi (grave), Lá e Ré. Já as tarraxas inferiores correspondem às cordas: Sol, Si e Mi (aguda).
Passo 2 – Soltando a corda do cavalete
Com a corda já solta da tarraxa, você agora soltará o outro lado da corda. Observe como a corda está presa, pois precisará saber como amarrar as cordas novas corretamente.
Em alguns modelos de violão, as cordas são presas por pinos. Neste caso, basta utilizar uma ferramenta apropriada para retirar os pinos e consequentemente as cordas.
Veja no vídeo abaixo como desamarrar as cordas do cavalete de um violão com cordas de nylon.
Passo 3 – Prendendo a corda nova no cavalete
Agora você amarrará as cordas de nylon do mesmo modo que estavam amarradas as cordas velhas que foram retiradas.
Nas cordas sem nenhuma bolinha na ponta ou qualquer acessório que ajude a prendê-las no cavalete, alguns músicos costumam fazer um nó, a fim de evitar que elas deslizem do cavalete.
Porém, vou lhe ensinar uma maneira fácil e prática em que não será necessário fazer esses nós desagradáveis e difíceis nas cordas.
Tudo bem! Você está pensando que elas irão se soltar não é mesmo? Pode confiar, com a prática e técnica adequada as cordas não soltarão do cavalete!
Veja na figura abaixo, como as cordas lisas ficam esteticamente bem colocadas e sem nenhum nó!
Veja no vídeo abaixo como inserir as cordas no cavalete de 2 (duas) formas diferentes
Passo 4 – Enrolando a corda nova na tarraxa
Com a corda bem fixada ao cavalete, tensione-a de forma a não perder a tensão para que não venha a desamarrar.
Comece a enrolar a corda na tarraxa correspondente, conforme vimos no passo 1, e gire a tarraxa sempre no sentido horário.
Não precisa afinar cada uma das cordas neste momento. Uma boa dica é enrolar todas as 6 (seis) cordas nas tarraxas, e depois que todas estiverem com uma tensão razoável, comece a afinar uma a uma.
Atenção para não esticá-las muito a ponto de estourá-las. Caso não esteja familiarizado com o processo de afinação das cordas, utilize um afinador para ter maior segurança.
Veja no vídeo abaixo como enrolar a corda na tarraxa
Afine fácil com Afinador de Violão (online)
Para afinar o violão com um afinador de violão online, não é necessário ter o ouvido “treinado”, pois basta seguir a indicação do ponteiro e da luz verde que indica quando a corda está afinada.
Uma das facilidades é que você pode afinar utilizando seu notebook, tablet ou aparelho celular desde que tenha acesso à internet.
Clique no Botão para acessar o Afinador de Violão
[contact-form-7 id=”167″ title=”Formulário de contato 1″]
There are no comments yet, add one below.